ERP e CRM – Conceitos e recursos

Caros Leitores,

Trago hoje, esses dois conceitos que devem ser entendidos por todos que atuam no mundo corporativo.
Afinal, o que é um ERP e por que o CRM é apresentado muitas vezes separadamente.

ERP

Não se apegue muito ao significado da sigla, ERP – Enterprise Resource Planning, vou simplificar para você o real significado desse conceito: Sistema de Gestão Empresarial Integrado. O que você realmente precisa saber é que esse sistema controla os processos administrativos através de: cadastros, movimentações, consultas e relatórios.

O que ele controla?

Os processos variam de segmento para segmento, mas, como exemplo poderíamos citar que um ERP contempla o processo de compras, estoque, faturamento, contabilidade, financeiro e etc, porém, de forma integrada!

Quais são os mais conhecidos?

SAP, Oracle, Microsoft Dynamics, Totvs Protheus, Totvs RM, etc.

E o que não é um ERP?

Por exemplo um sistema de gestão que contempla 1 ou 2 processos administrativos.

CRM

A tradução da sigla realmente traz a definição/finalidade desse conceito/tipo de software, Customer Relationship Management, Gestão do relacionamento com o cliente.

O que ele controla?

Basicamente ele trata todo o ciclo de atendimento do cliente, desde a fase em que o contato ainda nem é um cliente (suspect), na demonstração de um produto/serviço (prospect),extendendo-se até o pós venda e futuras novas negociações. É um sistema que gira muito em cima do Lead (Negócio em potencial), e pode ser adquirido integrado ou não a um ERP, se este for integrado a um ERP ele com certeza transformará uma negociação fechada em um pedido de venda faturado no ERP.

Quais outros recursos um CRM oferece?

Ele pode ser um demonstrador de resultados para os gestores, através de funis de vendas, pipelines e estimativas. Também pode vir em forma de uma ferramenta para captação, anotação e execução de vendas remota (mobile) entre infinitas outras possibilidades que o conceito/sistema escolhido especificamente poderá contemplar.

CONCLUSÃO

ERP e CRM não são a mesma coisa, apesar de ambos controlarem processos de negócios, o ERP é mais geral e o CRM como o nome diz é aplicado mais ao cliente. Podem funcionar separados, porém em conjunto formam uma sinergia que só traz benefícios.